Sua empresa está preparada para o Home Office?

Home Office o sonho de muita gente. Nos últimos tempos vemos diversas notícias a respeito deste tema. Muitos dizem que é a tendência do futuro. Que as empresas estão indo por esse caminho e várias e várias notícias relacionadas.

Algumas empresas ainda têm o pé atrás, ou tinham, com o trabalho fora dos escritórios (local onde se trabalhava). Mas, o fato é que no cenário atual, com o mundo passando por uma pandemia, vemos que essa forma de trabalho não só é eficaz, como na maioria dos casos é mais produtiva.

Os funcionários realizam suas tarefas com mais conforto, não pegam trânsito e muito menos transporte público lotado.

Os avanços tecnológicos permitiram que isso fosse possível e a pandemia adiantou o processo, mostrando que é funcional e eficaz.

O que mutas pessoas desconhecem é que para que isso ocorra são necessárias diversas configurações, equipamentos e horas de trabalho da tão famosa equipe de TI. Não é apenas configurar um acesso e disponibilizá-lo. Vai muito além.

É necessário que os funcionários trabalhem de onde estiverem como se estivessem no escritório. Ou seja, todos os recursos fundamentais para exercer e desempenhar suas funções estarão disponíveis. A lista é grande, vão desde telefone e sistemas até servidores.

Mas e aí? O que é necessário?

Encontramos, com certa frequência, empresas que utilizam acessos menos seguros para as funções listadas acima. Podemos citar por exemplo, acesso através do TeamViewer, AnyDesk, LogmeIn (programas para acesso remoto), RDP (Remote Desktop ou Área de Trabalho Remota), entre outros.

Essa forma funciona? Podemos dizer que sim. É a mais indicada? Com certeza não.

Muitas vezes as empresas optam por essa maneira de trabalho devido a custo ou até mesmo falta de conhecimento de melhores práticas para atender essa demanda.

Além de não ser possível, utilizando as ferramentas acima, acessar e ter todos os recursos necessários, temos também o problema de segurança. Acessos deste tipo facilita, de certa forma, a possíveis ataques cibernéticos.

Você deve estar se perguntando “Tá, mas qual é a melhor forma de fazer esse acesso? Ter esses recursos compartilhados?”.

Aqui entra o firewall de rede. No post anterior demos uma rápida explicação sobre esse assunto. Não viu ainda? Corre lá e veja em http://holptech.com.br/por-que-sua-empresa-precisa-de-firewall-de-rede/.

Esse equipamento possibilita um acesso seguro com o ambiente corporativo. Os recursos são acessados utilizando criptografia entre as pontas (você e o escritório). Você trabalhará como se estivesse dentro da empresa.

Vale lembrar que o firewall deverá ser configurado corretamente. Não adianta ter uma proteção e dentro dela estar tudo aberto, não é mesmo? Gostou deste conteúdo? Acompanhe para conhecer mais! Lembre-se, estamos à disposição sempre que precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *