Por que sua empresa precisa de Firewall de Rede?

Não há nada mais importante para o sucesso contínuo de seus negócios do que proteger as informações de sua empresa e de seus clientes. Isso significa que sua empresa precisa de uma estratégia de TI robusta, isso incluí a garantia de que sua rede esteja protegida por um firewall.

Esse conceito, firewall, é bem difundido no meio corporativo, entretanto, poucas pessoas entendem completamente o que eles são, o que fazem ou por que são tão importantes para a segurança da rede.

Vamos, resumidamente, te explicar os principais conceitos deste importante recurso. Tiramos muito do “tecniquês” para facilitar sua compreensão e melhorar seu conhecimento a respeito deste recurso. Por fim, você será capaz de entender o motivo que sua organização precisa de um equipamento como esse.

O que é?

Essencialmente, um firewall é uma ferramenta que monitora o tráfego de entrada e saída de sua rede e bloqueia certos tipos de tráfego conforme especificado por seus protocolos de segurança.

Quando seu uso foi popularizado, os firewalls só podiam bloquear ameaças conhecidas e instituir políticas de controle definidas. No entanto, nos tempos modernos, os firewalls têm vários usos, incluindo a capacidade de examinar os pacotes que entram na rede para determinar se eles são seguros.

É comum encontrarmos equipamentos firewalls fazendo o “meio campo” entre a internet (conhecida como WAN) e a nossa rede local (conhecida como LAN). Em muitos casos, encontramos também, modems simples fazendo essa função… cadê a segurança?

A Internet (WAN) pode ser maliciosa, se mal utilizada, pode trazer diversos riscos. Vários tipos de malware e códigos de hacking cibernético podem infectar redes e danificá-las dramaticamente de forma instantânea. Em contrapartida, a segurança de rede do firewall apresenta diversos métodos para combater malware prejudicial e as principais ameaças encontradas. É necessário planejar, levar em conta o tipo de informação existente e levantar sua real importância. Com isso, adotar medidas para mitigar as possíveis falhas.

A maioria das empresas adquire um firewall como hardware de rede (equipamento físico), mas temos uma crescente no número de companhias que adotam o modelo virtualizado para o seu trabalho (firewalls através de softwares e/ou virtualizados).

Por que você precisa?

Agora que você sabe mais sobre como funcionam os firewalls, é hora de aprender porque você precisa de um para sua empresa.

Simplificando, os firewalls fornecem à sua rede uma série de recursos de segurança, estabelecendo uma proteção mais completa para seus dados. Por exemplo, quando seu firewall está implementado corretamente, ele pode fazer a varredura em busca de vírus conhecidos, impedir o acesso não autorizado à sua rede, realizar uma inspeção profunda dos pacotes que entram ou saem do sistema, entre outros benefícios. Algumas ferramentas podem controlar o conteúdo acessado, por exemplo, você não deseja que os funcionários acessem o site youtube.com.br durante o horário de expediente.

São diversos benefícios adquiridos juntamente com o firewall. Com a crescente utilização de recursos conectados, desde smartphones até servidores, fica inviável continuar sem ter um.

Quer conhecer mais?

Ficou interessado e quer conhecer mais? Acesse nosso site www.holptech.com.br e fique por dentro das melhores opções disponíveis.

Conte conosco!

2 comentários em “Por que sua empresa precisa de Firewall de Rede?

  1. Pingback:Sua empresa está preparada para o Home Office? - HOLPTECH

  2. Pingback:Como se proteger de ataques de Ransomware? - HOLPTECH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *