Como se proteger de ataques de Ransomware?

Os ataques de ransomware deixaram de ser executados por pessoas com grande conhecimento tecnológico. Hoje existem diversos sites na DeepWeb que fornecem ferramentas gratuitas para que qualquer pessoa mal intencionada crie seu próprio vírus. Fora o prejuízo financeiro que as empresas sofrem quando são vítimas desse tipo de ataque, temos ainda perda de reputação e credibilidade no mercado. Uma vez que, os dados mantidos por essas instituições ficam acessíveis na internet.

Recentemente, vimos um aumento significativo no número de ameaças e ataques de ransomware aos negócios de várias empresas, segundo dados passados por nossos parceiros de segurança. Mas como você pode se proteger contra esse software malicioso?

Ransomware? O que seria um Ransomware?

Ransomware é um malware que impede você de obter acesso ao seu próprio computador ou aos seus arquivos. Ele criptografa o conteúdo alvo do ataque, impossibilitando o seu acesso.

Normalmente é exigido uma quantia de dinheiro para resgate dos dados afetados.

O mais comum é receber esse malware através de e-mail. Os criminosos criam mensagens similares aos e-mails originais. Em sua maioria, utilizam conteúdos de bancos, por exemplo, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Inter etc, para que a vítima clique em seu conteúdo (link) e tenha seus dados atingidos.

Por que o Ransomware é tão sério?

Com a disseminação da informação, as pessoas se tornam menos vulneráveis aos antigos ataques que utilizavam arquivos .exe (executáveis em ambientes Windows) anexados a e-mails ou em outras fontes.

Entretanto, os ransomwares são mais sutis e se escondem em arquivos de aparência inocente. Isso facilita a sua execução. Na correria do dia a dia, acabamos clicando nestes tipos de conteúdo.

Para piorar o cenário, este ano, com o advento da COVID-19, tivemos vários relatos de usuários que foram vítimas de malwares após receberem um e-mail falso com cuidados e recomendações contra a covid.

A grande parte destes malwares utilizam uma criptografia muito forte, o que dificulta a sua recuperação. Encontramos na internet algumas inovações para recuperação dos dados, mas estas ainda são pioneiras neste sentido.

As informações armazenadas são, sem dúvida, o coração das empresas. Dados financeiros, planejamentos, orçamentos, contratos, descobertas científicas entre outros, podem ser perdidas em questão de minutos. Essa característica torna os ransomwares tão perigosos.

Como você pode se proteger?

Backup, backup, backup…

O ponto mais importante é o backup. Possuir fontes confiáveis de backup dos dados é fundamental. Além disso, não será necessário pagar resgates para os criminosos.


Quer saber mais sobre backups? Podemos te ajudar, acesse o link https://holptech.com.br/por-que-o-backup-de-dados-e-importante-para-sua-empresa/ e veja isso e muito mais!

Pense antes de clicar

Ao receber um e-mail solicitando que você clique em algo. Observe todo o seu conteúdo procurando por possíveis diferenças entre estes e os originais. Valide seu remetente de maneira minuciosa.

Em caso de dúvida, não abra seu conteúdo.

Mantenha seu ambiente de TI atualizado:

As empresas de tecnologia desenvolvem constantemente pacotes de atualizações e correções dos produtos que comercializam. Esses pacotes, em sua maioria, possuem correções de segurança importantes.

Manter o parque tecnológico atualizado é mais uma fonte de defesa que temos.

Fique protegido:


Certifique-se de que seu software de firewall, antivírus e antimalware estejam atualizados e devidamente ativados seguindo as melhores práticas de segurança.

Temos um post falando de firewall. Já viu? Não?! Então veja em https://holptech.com.br/por-que-sua-empresa-precisa-de-firewall-de-rede/.



Revise os acessos de rede:


As pastas compartilhadas na rede são particularmente vulneráveis, portanto, certifique-se de que seu pessoal só tenha acesso ao que precisa para evitar a propagação de malware.

Quer saber mais sobre como proteger sua empresa?

Entre em contato conosco, nossos especialistas terão o maior prazer de atendê-los.

www.holptech.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *