Por que o backup de dados é importante para sua empresa?

Introdução

De acordo com alguns relatórios de líderes da indústria de tecnologia como Cisco e Microsoft, os ataques cibernéticos contra empresas de qualquer tamanho estão aumentando e causando mais danos do que nunca. Se você analisar o Relatório Anual de Segurança Cibernética da Cisco de 2019, verá que os números relacionados a ataques de ransomware e outros semelhantes são muito alarmantes. No relatório, vemos que as empresas têm muito mais a perder do que apenas dinheiro ou dados durante um ataque (e também porque uma estratégia de backup de dados corporativos é essencial).

Os riscos para os dados de negócios estão em toda parte

Atualmente, há relatos de software malicioso e hackers em todos os lugares. Embora esses tipos de ameaças representem um risco significativo para as empresas, certamente não são os únicos que existem. Tendo isso em mente, abordaremos algumas das coisas que podem ameaçar seus dados comerciais e colocar em risco diariamente.

Vírus, hackers e ransomware

Você pode ver claramente que os ataques cibernéticos prejudicam as empresas em todos os lugares. Enquanto os ataques de hackers e ransomware estão causando danos e ganhando manchetes, o malware da velha escola e vários vírus antigos continuam entre os principais motivos para violações do sistema e perda de dados. Com esses tipos de ameaças, é apenas uma questão de quando sua empresa será vítima delas. Os softwares antivírus e antimalware podem ajudar. Ainda assim, mesmo após a atualização do software de segurança, a maioria das empresas permanece exposta à ameaça de perda de dados devido a hackers, malware e ransomware.

Desastres Físicos

É muito fácil ignorar algumas das várias ameaças físicas convencionais que seus dados enfrentam diariamente. Um incêndio, inundação ou qualquer outro tipo de desastre natural pode apagar todos os seus dados no local e tornar a recuperação virtualmente impossível. E se você não tiver vários backups disponíveis, um simples roubo ou dispositivo de armazenamento do disco rígido pode resultar em perda significativa a qualquer momento. Você nunca deve dar como certa a possibilidade de falhas no disco rígido e outros tipos de contratempos de hardware.

Protegendo dados comerciais: noções básicas de backup

Em termos simples, um backup de dados é apenas uma cópia dos arquivos do seu computador ou da unidade. Conforme ilustrado com inúmeras ameaças conforme declarado acima, manter um backup de seus arquivos e dados de negócios importantes é essencial por vários motivos importantes.

Praticamente, todos os especialistas em informática e tecnologia dirão que qualquer backup é melhor do que nada. No entanto, nem todos os tipos de dispositivos e tecnologias de backup são iguais, nem todos oferecem o mesmo nível de proteção. Mantenha os dados em pelo menos dois (2) formatos diferentes (ou seja, disco, fita, nuvem, etc.)

Armazene uma (1) cópia fora do local para proteger seus dados contra incêndio, inundação, roubo e outros desastres físicos.

Para lhe dar uma ideia de todas as opções que ajudam a implementar uma boa política de backup, a seguir listamos alguns dos métodos mais comuns que as empresas usam para fazer backup dos dados.

Backups locais e de rede

A maneira mais fácil de criar backups de dados de negócios é simplesmente armazenar cópias de arquivos críticos em unidades de fita, discos rígidos ou outros dispositivos de armazenamento conectados à sua rede ou sistemas. Copiar arquivos para unidades flash USB, discos rígidos, unidades externas ou outros dispositivos conectados a sistemas ou dispositivos individuais conectados por meio de uma rede local ou de longa distância é uma forma eficaz de garantir que os backups estejam disponíveis localmente sempre que você precisar. Com qualquer bom plano de recuperação de dados, é essencial manter cópias locais dos backups. No entanto, devido a vários riscos associados a desastres físicos, roubo, ransomware e outras ameaças, manter backups locais não deve ser a única parte de sua estratégia. Além de se manterem atualizados, os backups locais também garantem o armazenamento de pelo menos uma das cópias fora do local, se a empresa seguir as boas práticas de backup.

Backups em nuvem

Você ouve notícias sobre empresas migrando para a nuvem quase todos os dias (ou executando software e sistemas remotamente pela Internet). E as soluções de backup também não são exceções. Resumindo, os backups em nuvem são uma cópia externa segura dos dados armazenados em servidores remotos que podem ser acessados por meio de uma conexão com a Internet a qualquer momento. Os backups em nuvem são uma excelente opção para fornecer segurança de redundância adicional para empresas que desejam garantir que seus dados importantes estejam disponíveis se e quando ocorrer um desastre físico ou local.

Backups em nuvem e armazenamento de arquivos online não são iguais

Muitas empresas usam Dropbox, Google Drive ou qualquer outro site de armazenamento online para armazenar cópias de backup de arquivos importantes. Embora esses tipos de serviços sejam adequados para compartilhar e armazenar poucos arquivos, existem desvantagens com os sites de armazenamento online (ou seja, controle de versão de arquivo limitado, pastas de backup limitadas, falta de backups automatizados, etc.) impedem que sejam backups em nuvem reais. Um serviço de backup em nuvem real permite que você crie backups automáticos de sistemas completos e armazene várias versões de reservas tanto quanto você precisar.

HT Backup – A solução de backup confiável para empresas

Conforme declarado acima, existem várias maneiras de sua empresa criar backups de dados cruciais e você deve usar vários métodos e práticas para garantir que seus arquivos estejam sempre disponíveis quando necessário. Portanto, sua empresa precisa de uma solução de backup que forneça o máximo de facilidade de uso e compatibilidade em mídias e plataformas de todos os tipos que você precisa e usa.

HT Backup é a solução certa. É muito popular e tem a confiança de diversas empresas em todo o país, o HT Backup permite que toda a sua equipe crie backups completos com apenas três cliques do mouse. Um software de backup confiável que você pode escolher fazer backup de todos os seus sistemas ou limitar os backups apenas a arquivos e dados essenciais.

Comece a trabalhar com a recuperação de dados de forma mais rápida

Sempre que ocorre um desastre, cada minuto que sua equipe fica sem nenhum dado pode custar recursos de sua empresa, dinheiro e também clientes! Quando você precisa restaurar seus dados de um backup, uma rápida recuperação de dados é essencial para se levantar e executar novamente o mais rápido possível. Com o HT Restore, as recuperações de backup que costumavam levar horas (ou até dias) agora levam segundos. O backup e a recuperação rápidos são apenas o começo.

Conheça mais nossas soluções de backup em www.holptech.com.br!

Um comentário em “Por que o backup de dados é importante para sua empresa?

  1. Pingback:Como se proteger de ataques de Ransomware? - HOLPTECH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *