A TI é um departamento de extrema importância dentro de uma empresa. Por ela é possível manter a operação funcionando de forma segura e contínua, resultando em um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos existentes.
Apesar de ter um papel crítico, muitas empresas enxergam a TI apenas como uma área de custos e manutenção de ativos, não entendendo sua importância para o crescimento do negócio.
Podemos citar um exemplo de uma empresa de Call Center, onde temos dez atendentes simultâneos. Em um determinado dia, um atendente fica incapacitado de trabalhar devido a um problema em seu computador. É necessário analisar e considerar o tempo de parada deste funcionário. Ou seja, qual valor a empresa está deixando de ganhar.
A consultoria auxilia a empresa a focar em seu crescimento. Priorizando atividades que demandam mais tempo e esforço.
Como se não bastassem os problemas relacionados aos desgastes naturais, ao mal uso de equipamentos, a má administração de recursos, temos ainda outro “vilão”. Desde que se conhece a informática temos relatos de vírus.
Com o passar do tempo, a tecnologia evoluiu muito. Infelizmente, os diferentes tipos de vírus também.
Um dos mais conhecidos atualmente são os vírus do tipo Ransoware. Este, por sua vez, possuí diversas variações que podem atacar as redes existentes.
Se um servidor de arquivos for infectado e este não possuir um bom antivírus e uma política de backup bem aplicada, toda informação e dados serão perdidos, causando um prejuízo inestimável. Isso poderá resultar no fechamento da empresa.
Fora isso, muitas organizações tem enfrentado auditorias constantes da Microsoft e outras gigantes de tecnologia, por uso indevido de softwares não licenciados. Ter um inventário atualizado é de extrema importância para manter o negócio em conformidade, evitando assim, dores de cabeça.
Nos exemplos citados anteriormente vemos, de forma simples, a diferença de uma TI bem gerenciada é capaz de evitar. Reduzindo o custo na operação, auxiliando o crescimento da empresa, garantindo a continuidade do fluxo de trabalho.
É necessário que o departamento tecnológico entenda o nicho e os objetivos da corporação. Desta forma, é possível mensurar os impactos de erros e/ou paradas no processo.
Nem sempre olhando de dentro da organização, enxergamos os pontos citados acima, daí que entra o tópico desse post, “O que é uma Consultoria de TI” ? Uma consultoria de Ti é um serviço que envolve desde o fornecimento de conhecimento, competências profissionais, especializados até o gerenciamento total da tecnologia. Esse serviço tem como objetivo, melhorar o desempenho do departamento em questão por meio de um know-how de uma equipe externa.
Essa forma de trabalho é muito benéfica para as organizações, pois a consultoria traz as melhores opções em soluções tecnológicas para os problemas enfrentados pela empresa. Destaco aqui, as principais vantagens de ter um consultoria de TI:
– Redução de Custos;
– Controle dos Serviços;
– Retorno do Investimento;
– Profissionais Especializados;
– Garantia de Qualidade;
Apostar em uma boa empresa é a melhor forma das organizações terem acesso a profissionais especializados, visando uma eficiência da equipe, tendo em foco o crescimento e aperfeiçoamento do seu negócio.
Espero que tenham gostado do post e que o mesmo tenha esclarecidos alguns pontos sobre o assunto.
Obrigado,
Felipe Santos
CEO & Founder – Holptech