MONITORAMENTO DE TI

A tecnologia está avançando incrivelmente rápido, tudo muda constantemente. Sistemas complexos são criados e melhorados, equipamentos são substituídos por novos itens. Toda essa estrutura complexa está interligada e tem como objetivo apoiar o negócio como um todo.

 Em meio a esse cenário se faz necessário o monitoramento da estrutura. O monitoramento apoiará a equipe de TI, para que esta possa agir preventivamente no ambiente em questão.

Veremos a seguir alguns pontos importantes sobre o monitoramento:

O que é monitoramento de infraestrutura de TI e por que é importante?

O monitoramento é a prática que utiliza ferramentas para analisar o desempenho de algo. No TI, podemos monitorar praticamente tudo, desde sistemas até equipamentos físicos.

O Gartner descreve isso da seguinte maneira: “Ferramentas de monitoramento de infraestrutura de TI, capturam a saúde e a utilização dos recursos e dos componentes de infraestrutura que residem em um data center ou infraestrutura como serviço (IaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) em a nuvem.”

O monitoramento é fundamental não apenas para as operações de software e hardware, mas também para os resultados de negócios e objetivos das corporações. Quando os sistemas ​​não estão executando suas tarefas, isso afeta toda a cadeia de ações a seguir e poderá gerar um impacto sobre os clientes.

As práticas devem ir além de simplesmente alertar as equipes de TI quando um servidor trava. Se configurado corretamente, o monitoramento ajudará a descobrir proativamente problemas subjacentes e reduzir o tempo de resposta para que os usuários não sintam qualquer alteração no ambiente. Atualmente, o monitoramento é indispensável nas empresas. Os gestores de TI, ao utilizá-lo, terão informações importantes para sustentar o negócio, melhorando o desempenho e consequentemente, auxiliando na lucratividade da empresa.

Que tipos de monitoramento de TI existem?

Existem diversos sistemas de monitoramento no mercado. Soluções pagas ou gratuitas, simples ou complexas. Por isso, você precisa saber quais recursos a empresa precisa e o que deverá ser monitorado.

As ferramentas de monitoramento ajudam as equipes de TI a obter melhor visibilidade dos eventos, disponibilidade, capacidade e integridade e desempenho geral. Com mais visibilidade, as equipes podem ser alertadas quando ocorre um problema, solucionar problemas para restaurar o serviço, analisar padrões de anomalias, aumentar a confiabilidade reduzindo as interrupções, verificar a utilização de recursos e realizar análises de causa raiz com dados históricos.

Quais são os desafios do monitoramento atual?

Muitas vezes esquecido no monitoramento temos o uso de dados históricos e em tempo real para solucionar problemas de infraestrutura. O uso de práticas legadas que se concentram inteiramente no tempo de atividade, em vez de adotar métodos que incluem a melhoria da eficiência e do desempenho, continuará a aumentar as lacunas entre os líderes de TI e de negócios. Negligenciar em encontrar formas de otimizar sistemas e aumentar a agilidade acabará por levar à degradação do produto ou serviço, afetando o negócio como um todo.

Uma abordagem eficaz para equipes envolverá a solução de problemas por meio de métricas mais granulares, além de medir apenas o consumo de recursos como CPU ou utilização de memória. Todas as métricas devem estar disponíveis (sem recorrer à linha de comando) e podem ser críticas no monitoramento e solução de problemas de integridade, desempenho, anomalias e interrupções. Uma visão mais abrangente ajudará a evitar o constante combate a incêndios, ajudando as equipes de TI a identificar problemas subjacentes antes que resultem em tempo de inatividade.

Planejando o futuro

Conforme a infraestrutura continua a aumentar em complexidade mais empresas fazem a transição para a nuvem, é um momento crucial para os líderes de TI adotarem uma abordagem de monitoramento que crescerá com a organização. O Gartner prevê que metade das empresas em todo o mundo migrarão para a nuvem completamente até 2022 . Com a infraestrutura evoluindo à medida que as equipes lutam com ambientes de nuvem híbrida e sistemas legados, será necessário adotar uma maneira de adaptar o monitoramento rapidamente. A modificação das práticas evoluídas provavelmente envolverá rever as ferramentas de monitoramento que sua organização provavelmente usa. A abordagem da HOLPTECH é simples: fácil instalação, acesso a métricas, monitoramento em tempo real e painéis projetados especificamente para solução de problemas.

Quais os benefícios de um monitoramento eficiente?

Controle total sobre os recursos de TI

A rede de TI é a vida das empresas modernas. Acompanhar o desempenho dos recursos de hardware e software significa ter conhecimento em primeira mão da integridade da rede e controle total sobre as tendências de uso dos recursos de TI, capacidades do servidor e atividades maliciosas para evitar problemas antes que eles ocorram.

Tomada de decisão informada

O monitoramento de TI é mais do que apenas acompanhar as atividades de infraestrutura; é uma parte vital da criação de uma estratégia geral de TI. Espera-se que os CIOs demonstrem que estão no controle do ambiente de TI, tendo acesso a dados críticos para fins de tomada de decisão. O monitoramento eficiente vem com relatórios eficazes para garantir que todas as partes interessadas sejam informadas e os principais indicadores de desempenho (KPIs) sejam atendidos.

Maior produtividade e maior disponibilidade de serviço

Quando o desempenho é aprimorado, a produtividade aumenta. Assim, é importante que as equipes de TI monitorem de perto as interações dos diferentes sistemas dentro da rede, a fim de identificar as áreas que precisam de melhorias. As áreas vulneráveis ​​precisam de atenção especial para antecipar problemas potenciais e fornecer soluções preventivas.

A interrupção do serviço devido ao tempo de inatividade é uma maldição para os usuários finais. Os usuários que consomem muitos recursos ao mesmo tempo podem causar uma desaceleração da rede. A verificação rotineira e aleatória dos padrões de uso pode ajudar os administradores de TI a criar uma distribuição justa da carga de trabalho para garantir a disponibilidade contínua do serviço.

Detecção de problemas antes que os desastres aconteçam

Calamidades imprevisíveis são causadas pela natureza e muitas vezes são inevitáveis, mas os desastres causados ​​pelo homem – acidentais ou deliberados – podem ser evitados por um sistema de monitoramento robusto. Padrões de falha, frequência de tempo de inatividade, arquivos ausentes, excluídos ou adicionados, bem como arquivos e programas que não abrem com senhas legítimas, são sinais de alerta que precisam ser monitorados e resolvidos para evitar que um desastre evitável aconteça.

Poupança e aumento de lucros

Economizar custos e aumentar os lucros são objetivos comerciais de todas as empresas. A prevenção por meio do monitoramento significa menos dinheiro gasto em comparação com o custo das soluções para problemas que acontecem repentinamente. O monitoramento proativo da infraestrutura ajuda a prevenir perdas financeiras decorrentes de falhas não detectadas de sistemas devido a um monitoramento deficiente (ou falta de).

Monitoramento Holptech

O seu sistema de monitoramento está funcionando como deveria? Entre em contato com a HOLPTECH e veja como podemos ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *