Tecnologia na Advocacia

Vivemos constantemente com o avanço da transformação digital, tecnologias surgem e em pouco tempo já se tornam obsoletas. Neste contexto, se torna raro os escritórios que ainda trabalham com processos físicos (papel). 

Uma grande mudança no setor veio através da criação do PJE (Processo Judicial Eletrônico) e este rapidamente se espalhou nas advocacias. 

Esse acesso facilitou todo o processo existente. Diminuindo, principalmente, o tempo de conclusão dos casos tratados. Com um computador e acesso à internet é possível (de qualquer lugar) dar andamento nos processos jurídicos.

Advocacia, uma área que sempre valorizou o papel, hoje se vê obrigada a partir para novas soluções digitais, para se manter competitiva. 

A tecnologia vem crescendo exponencialmente neste nicho de mercado, trazendo diversas soluções que facilitam a vida de advogados por todo o pais. Neste blog vou citar algumas das novidades tecnológicas que podem ser implementadas nos escritórios. 

São elas:  

1 -Cloud Computing (Nuvem)

Acredito que hoje seja inevitável falar de inovação sem citarmos as aplicações em nuvem. Essa tecnologia permite termos disponibilidade e escalabilidade para os ambientes. Além disso, a estrutura fica acessível de qualquer dispositivo e de qualquer lugar (desde que tenha uma conexão com a internet). 

Para se ter uma ideia, podemos ter os e-mails, servidores, backups e armazenamento de dados tudo em cloud. Vale a pena considerar também a possível economia que essa estrutura permitirá. Uma vez que, não teremos grande custo em investimento em equipamentos, tempo e espaço físico.

2 – Gestão de Softwares Eletrônicos

Qualquer advogado sabe que prazo é fundamental, certo? O que melhor do que um software para gerenciar processos e prazos? Hoje no mercado tem diversas soluções eficazes para ajudar nesta tarefa. 

São algumas opções: 

– Espaider 

– RR Juridico 

– E-Xyon 

– Tedesco

– CP Pro

– Tesdesco

– SAS -ADV 

Esses sistemas auxiliam na rotina judicial existente nos escritórios. Facilitam a comunicação da equipe, centralizam as informações e garantem uma melhor performance. 

3 – Inteligência Artificial

Essa é a principal tendência tecnológica para os próximos anos nos escritórios. Com ela, podemos automatizar processos com pouca ou nenhuma interação humana. 

Pensando nisso, a IBM lançou o robô de AI Watson.

O robô “lê” informações como: 

 – Indicação de subsídios; 

– Informações sobre sentenças de casos parecidos; 

– Dados de posicionamento de magistrados e dos tribunais; 

– Legislação atual para os diferentes casos.

Com isso, ele “decide” qual é o caminho que o caso deverá seguir. 

O Watson possui um recurso de aprendizagem, ou seja, quanto mais processos ele trata, melhor ele fica. Isso sumula a capacidade humana de aprendizado. Simplesmente fantástico!

Os recursos listados acima são fantásticos. Sua implantação requer planejamento, manutenção e suporte de quem realmente entende e tem um know how de anos atuando no mercado. Afinal você não vai querer qualquer empresa de TI tomando conta do seu ambiente tecnológico. 

Nós da Holptech Consultoria, temos experiência no atendimento a escritórios de advocacia de grande e pequeno porte. Damos toda assessoria para o crescimento de seu negócio. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *